NEW LIFE | Une nouvelle vie


Pics by Kenzo Ney

BONJOUR! Finalmente tenho um tempinho livre para escrever sobre esta nova aventura. Nos últimos anos e por vários motivos cheguei a ter vontade de deixar o meu país, ou porque já estava cansada das pessoas (é duro dizer isto), da cidade onde habitava, ou porque o desemprego também me afetou, ou até porque as oportunidades me eram escassas. Na verdade, não passavam de vontades, eu era demasiado patriota e agarrada à nossa cultura, agarrada à esperança de que tudo poderia melhorar. Em Dezembro mudei de cidade, e amei viver em Braga, não posso deixar de admitir, mas mesmo assim eu cansei-me rápido, queria mais e mais. Foi uma experiência com vários pontos positivos, mas também negativos, e acredito que tinha de passar por eles para ainda crescer mais. As experiências enriquecem-nos! Portugal não está bem, todos temos consciência do mesmo, e eu que tenho enormes ambições tinha de tomar uma medida. Em casa, começamos a ponderar deixar o país, eu ainda bati o pé inicialmente, mas rapidamente cai na realidade. Na dura realidade. Aquele país que tanto amo, tinha pouco para me oferecer. A mim e aos meus. Eu quero que o meu filho tenha um futuro, um bom futuro, e não estava a ser possível. Não ia ser possível se assim continuasse. Tomei a decisão numa noite, mentalizei-me e desde então nunca mais voltei atrás. Preparei o meu miúdo, apalpei terreno, e felizmente eu tenho uma criança que entende e que sem saber me deu toda a força. Vai ser difícil, mas eu tenho a certeza que todos juntos iremos conseguir! Não me despedi da minha família, não chorei, não abracei, não fiz rigorosamente nada. Apenas abracei o meu filho (este passo foi principalmente dado a pensar nele) horas antes de partir. Apenas estive com ele até o inicio da madrugada, e deixei-o dormir. E já todos dormiam, menos eu e o meu namorado, meu companheiro da vida. Saímos nessa madrugada, carregados de malas, e só voltei atrás para beijar novamente o meu filho. Felizmente ele não acordou. Apenas tivemos o gato a observar-nos enquanto nos íamos embora. Embarcamos numa viagem de 30 horas de autocarro, optamos por este meio de transporte porque a facilidade de levar a bagagem era maior. Eu não poderia apenas trazer uma mala ou duas! 

Pensei que a viagem seria difícil de fazer mas, e com surpresa minha, correu bem e não custou muito. Assim que entramos em França, ganhei uma motivação extra, eu não sei explicar mas, eu realmente amo este país. Existem cheiros característicos que detecto facilmente, e isto já acontece desde que parte da minha família que reside em França vinha de férias no verão. Entrei numa estação de serviço, e notei a diferença enorme entre a francesa, e a última espanhola em que efetuamos uma paragem. Os cheiros, o espaço, os produtos, os preços. Nunca estive tão perto de Paris como ontem, e numa paragem para o pequeno almoço eu agarrei-me a este magnético e trouxe-o. É o meu primeiro souvenir! Três horas depois chegamos ao destino. Estamos no Luxemburgo, confesso que não me sentia seduzida pelo país, e muito menos depois de horas de viagem em que apenas via campos e já me encontrava "verde" de ver tanto verde. No entanto tudo mudou, após a chegada, um banho, uma muda de roupa, fui conhecer um pouco e estou encantada! As casas tipicamente francesas, as pastelarias de montras abertas, os bolos, os pães, os edifícios, o comboio de dois andares, e o facto (importantíssimo) de saber que estou a três horas de Paris de carro. Os coffee shops, cafés e cappuccinos em copos como tanto gosto, macarons e muito mais. Este é o meu mundo. Este é o meu novo cantinho, o qual tenho a França, a Bélgica e a Alemanha a poucas horas de distância. E agora sim, eu irei mover-me, e irei conquistar aquilo que o meu país não me oferecia. E espero que me acompanhem nesta nova residência, nesta nova vida, porque eu... estarei sempre aqui mais do que nunca e para o que der e vier! E não se esqueçam, seja qual for a minha localização eu pertenço a Portugal (sempre!). Agora deixo-me de merdas e lamechismos, tenho muito para batalhar e o meu filho para ir buscar dentro de semanas! Muita força para mim e obrigada por todas as mensagens que têm enviado! Bisou, IV ***


68 comments:

  1. Minha querida, não sabia para onde tenhas ido mas desejo-te uma EXCELENTE NOVA VIDA. É um país de boas oportunidades, que está estável e bem financeiramente. Aí vais ser feliz!

    ReplyDelete
  2. Estarei cá para te acompanhar. Beijo grande e muita força!

    ReplyDelete
  3. Acho que tomaste uma boa decisão, infelizmente Portugal tem mesmo muito pouco para oferecer...Eu daqui a uns anos vejo-me a fazer o mesmo se entretanto as coisas aqui não melhorarem para o meu lado.
    Boa sorte para a tua nova jornada! Espero que realizes aquilo que queres nesse país. De certeza que vou adorar ver as fotos que vais tirar num futuro próximo nesse país, e nos outros à volta! :)
    Beijinhos e muita sorte*

    ReplyDelete
  4. Desejo-te toda a sorte do mundo! Beijinho grande ;)

    http://lovelyflatsaffair.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  5. Boa sorte, e espero que corra tudo bem!

    Quem me dera ter essa força de vontade ( talvez um dia )

    With Love ♥ Jenni

    ReplyDelete
  6. Olá querida, muita força, eu já deixei o nosso Portugal há quase dois anos e apesar das saudades foi a melhor coisa que fiz... vai correr tudo lindamente.

    Beijão enorme

    ReplyDelete
  7. Tinha razão e não me desiludis-te, tens pelo na venta babe! Fico feliz por saber que ainda existem pessoas que acreditam e que contra tudo e todos lutam por sonhos e objectivos.
    Tenho toda a certeza do mundo que vais vencer na vida, tens tudo para isso! Desejo-te as melhores felicidades do mundo babe e visto que já não é em Lisboa ou em Braga que um dia vou puder estar contigo, quem sabe ai fora! Portugal - Holanda ficou tão perto para mim, quem sabe Holanda - Luxemburgo não seja um saltinho <3

    LOVE,
    JS photography

    ReplyDelete
  8. Infelizmente a vida é mesmo assim. Também mudei mal acabei o curso. Meio ano aí chegou para ver que não tinha futuro (pelo menos por enquanto!). Estou na Suiça há um ano e pouco e apesar das saudades serem muitas, não dá para negar que aqui a qualidade de vida é muito melhor! E apesar de não ser assim tão fácil arranjar trabalho aqui (e cada vez está pior) com muito esforço e persistência lá se consegue. Boa sorte!!

    ReplyDelete
  9. Acho que fizeste muito bem! Eu estou nesse impasse desde o fim do ano passado mas como vou arranjado emprego, até que a esqueço um pouco. Mas ainda não saiu dos meus planos, claro. Desejo-te a maior sorte do mundo e que tudo corra bem :) Fico muito feliz por ti!! Beijinho

    ReplyDelete
  10. Trabalha muito, conquista o mundo e traz o teu filhote para o teu lado! Só assim esta jornada vai fazer sentido :)

    ReplyDelete
  11. Muita muita força miúda, é preciso muita coragem para fazer o que estás a fazer e de certeza que vai correr tudo pelo melhor.
    Boa sorte para esta nova aventuraaa =)

    Grande beijinho!

    ReplyDelete
  12. Boa sorte Ivs!
    Sei que tens força suficiente para ser uma emigra :)

    Beijinho

    ReplyDelete
  13. Foste muito corajosa :) Muita força e tudo de bom.
    Espero que conquistes tudo aquilo com que sonhas-te.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  14. Tiveste a coragem que eu nao tenho . Eu que me sinto tão agarrada ao meu mundo totalmente Português. Talvez pelo facto ed não termos família nenhuma imigrada (além de um distante tio avô).
    Gostava de arriscar , pegar nos meus recentes 22 anos e conhecer o mundo! criar uma base para a minha vida "adulta" ...

    Muitos beijos e dou-te os parabéns!

    ReplyDelete
  15. Obviamente tenho pena que tenhas ido porque já não posso encontrar o risco de te encontrar por aí, como uma vez aconteceu :P MAS também estou contente que tenhas tomado este passo! Infelizmente Portugal hoje, não é um país para pessoas empreendedoras, lutadoras e com sonhos e projectos, não pelo menos para aquelas que tenham grandes sonhos! Mesmo na Moda, que tu adoras, aqui em impossível, muito por causa de mentalidades fechadas e onde se sobe muito a custa de gestos que só mostram falta de valores. Mas tu és uma mulher determinada e todos sabemos que se foste embora vais fazer a distância valer bem a pena!!!
    Desejo-te a maior sorte do mundo. Espero daqui a dois anos ser eu (este ano vou preparar terreno para Londres!) :P Um beijinho enorme

    ReplyDelete
  16. Estava intrigada por onde andavas eheh Olha desejo-te muita sorte, e muita força também, nesta nova etapa!!! :D Tudo de bom mesmo! :))) E assim que puderes............... PARIS!!! eheh

    ReplyDelete
  17. Não sabia que tinhas ido para fora, realmente é pena, o nosso país não dá para nada.
    Espero que corra tudo bem.
    Beijinhos

    http://paulacristinarodrigues.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  18. :') Tens muita garra e foi um decisão difícil...mas tiveste coragem como sempre! Infelizmente a situação não está fácil neste país, por isso espero que Luxemburgo te traga novos voos, ainda maiores! MUITAS FELICIDADES, IV! <3 Sabes que és uma GRANDE MULHER, aqui, no Japão ou em Luxemburgo! Força e vai-te a eles!!! :D

    beijinhos, Nádia
    My Fashion Insider

    GIVEAWAY –win $100 voucher + one piece of clothing

    ReplyDelete
  19. <3 <3 <3 EStamos aqui a torcer por ti ! <3 <3 <3 Força mama garra! <3 <3 <3 beijos enormessssssss

    ReplyDelete
  20. Ivânia, admiro a tua coragem. É preciso muita coragem para sair do país e iniciar uma nova vida. Também tenho família e amigos fora do país e sei bem o que significa tudo o que estás a fazer. É de se dar muito valor. Muita força para esta nova fase, espero que alcances todos os teus sonhos e que consigas dar ao teu filho tudo o que sempre quiseste. By the way, agora mais do que nunca tens de visitar Paris. Eu ainda ando às voltas com o roteiro de Paris para postar no blog...no entanto, se precisares de umas dicas contacta-me através de email. Beijinhos. Carina

    www.trippingintrips.blogspot.pt

    ReplyDelete
  21. wow Iv! entao estas em luxemburgo! andava super curiosa p saber onde andavas. desejo.te mta sorte! vai correr tudo, estas junto dos teus rapazes e estas a um saltinho de PT. beijinho

    ReplyDelete
  22. Espero quando acabar o curso, e me vir no mundo do desemprego ter a força que tiveste, deixar o meu país natal e ir explorar o mundo, com vontade de aprender e ter novas experiências :)
    Boa sorte para a tua jornada!

    ReplyDelete
  23. Ainda me lembro quando me tinhas contado a tua vontade de ires para fora, de procurares novos lugares e um país que te desse o devido valor. Tenho muito orgulho em ti, sei que não é uma decisão fácil largarmos o nosso país, as nossas pessoas mas temos de fazer pela vida, pelo que é melhor para nós e para os nossos. Portugal está numa situação triste, infelizmente e tu decidiste que não querias continuar a ter uma vida de incerteza e foste em busca da tua felicidade. Desejo-te a maior sorte do mundo, mesmo do fundo do coração e sabes que vais ter sempre aqui uma amiga para o que der e vier. Para além do mais de Londres até ao Luxemburgo não é muito tempo de viagem, qualquer dia vou aí visitar-te! Um beijinho enorme e muita força, arrasa com eles (L)

    ReplyDelete
  24. Que consigas TUDO de bom, TUDO o que desejas <3 tenho a certeza que vais conseguir!! e força, muito força e parabéns pelo grande passo :D

    beijinhos muito grandes :*
    STYLE TRACES BLOG
    ST FACEBOOK PAGE
    ST INSTAGRAM

    ReplyDelete
  25. Espero que esta nova etapa da tua vida te corra da melhor forma possível!
    Nunca é demais ou é errado lutar pelos nosso objectivos ou por uma melhor vida, com aquilo que queremos e sonhamos!
    Admiro a tua coragem :) e desejo-te tudo de bom! :)
    E um dia, quiçá, não serei eu, mal acabe o meu curso!
    Eu e muitos mais!

    Um beijinho*

    ReplyDelete
  26. Minha doce Ivania,
    Chorei ao ler o texto, está escrito com uma doçura tremenda, porque tb a mim me tocou o desemprego á quase um ano, as nossas raizes batem forte mas cada vez 'tou mais certa que tenho de partir. Chorei pq me senti no teu papel de mãe e sabendo de como és uma excelente mae, custou-me sentir te custou partir, aquele ultimo beijo, toda a situação.
    Mas vejo que estás feliz, e muito, e é nessa felicidade e em todos os teus objectivos que eu e todas nos sabemos que vais vencer, te desejo como já o disse toda a felicidade que a mim me desejo.
    Força minha doce, tudo de bom, eu sei que vais ser feliz!!
    xoxo Joana Isabel Duart

    ReplyDelete
  27. Só consigo dizer-te que estou orgulhosa de ti. Mesmo muito orgulhosa de ti, e acredita que a torcer para que as coisas te corram muito muito bem, e que consigas alcançar o que sonhas e mereces. Força. Make us proud(er).
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ReplyDelete
  28. A decisão que tomaste agora, o meu pai tomou á 12 anos atrás. Emigrou para a Suiça , deixou me cá a mim , o meu irmão e a minha mãe e graças a este sacrifício dele posso estudar numa universidade e ter uma vida normal algo que não seria possivel se ele não tivesse feito isto por nós!!!

    beijinho e muita força!! Tudo irá correr bem <3

    ReplyDelete
  29. Venho de uma família de imigrantes, e depois de ouvir as histórias inúmeras vezes, sei como deve ser difícil. Se tomaste a decisão foi porque mais uma vez, Portugal não prometia um bom futuro. Acho que fazes muito bem em lutar por ti e pelo teu piqueno. Desejo-te muita força e tudo de bom! Vais ver que tudo vai correr bem!
    beijinhos*

    ReplyDelete
  30. Tiveste muita coragem na decisão que tomaste, mas por vezes tem de ser, por o patriotismo, tradições, tudo, tudo, tudo e seguir em frente.
    Boa sorte para vocês.
    Felicidades

    ReplyDelete
  31. Ivânia de coração desejo-te tudo de bom e que esta seja uma feliz etapa da tua vida. Boa sorte :*

    ReplyDelete
  32. Que bacana, Ivânia, mudanças são sempre bem vindas! Desejo muita sorte, sucesso e alegrias nessa nova fase da sua vida;)
    Beijos!

    ReplyDelete
  33. A maior das sortes para ti :)

    xx
    troughthelace.blogspot.com

    ReplyDelete
  34. Nunca disse isto, mas admiro-te imenso! A maneira como falas do teu filho, com tanta ternura comove-me! Desejo que tenhas a MAIOR sorte do mundo e que tenhas imenso sucesso aí! :)
    Bisous*

    ReplyDelete
  35. A unica coisa que te posso dizer e desejar é mesmo MUITA MUITA SORTE!

    Mereces o mundo nunca duvidei disso e tenho a certeza que és capaz de conquistá-lo! Agora mãos à obra que as oportunidades vão surgir sem sombra de duvida!

    Um beijinho enorme, mulher furacão que tanto admiro!
    :)

    ReplyDelete
  36. É uma mudança difícil, mas acredito que és mulher para aguentar isso e muito mais. Espero que a nova localização te traga mais oportunidades e que em breve este país te e nos ofereça mais oportunidades, ou corremos o risco de ver partir toda uma geração... É muito triste.

    estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com

    ReplyDelete
  37. Tenho andado afastada da Internet mas não podia deixar de te desejar toda a sorte do mundo nesta nova etapa. És uma mulher cheia de garra e tenho a certeza que vais aproveitar bem todas as oportunidades. Um grande beijinho!

    ReplyDelete
  38. um ano depois e a unica coisa q t posso dizer é que para portugal n volto, n sei s ficarei em frança, nao porque esteja mal e finalmente consegui trabalho na minha area mas tal como tu eu quero mais e sinto que a frança n m vai proporcionar tudo o que quero.desejo-te toda a sorte do mundo e luta smp pelo q queres no fim recompensa sempre, caso contrario pelo menos tentaste!

    ReplyDelete
  39. Oh adorei completamente ler esta aventura, só desejo o melhor e que corra tudo bem! :)

    ReplyDelete
  40. Ivania muitas mas muitas felicidades. Mereces tudo de bom. Agora é olhar em frente e conquistar o mundo. :)

    ReplyDelete
  41. Desejo-te muito boa sorte e felicidades! :) espero que encontres o que desejas! Parece realmente muito bonito e três horas de Paris é muito bom :D

    ReplyDelete
  42. Muitas felicidades nesta tua nova jornada! :) Tudo de bom!
    Beijinhos*

    ReplyDelete
  43. Até fiquei emocionada.... Muita sorte querida e que tudo corra bem! Beijinhos

    ReplyDelete
  44. Muita, muita sorte e sucesso querida! O teu filho compreende e em breve estará convosco <3

    ReplyDelete
  45. Desejo-te as melhores felicidades, Iv! Espero que tudo corra de feição :)
    E não te esqueças de te divertir muito! :p

    Um grande beijinho*

    ReplyDelete
  46. é preciso "tomates", sei de certa maneira a sensaçao, pois tambem deixei a familia, amigos e tudo mais para vir sozinha para o porto ha uns 8 anos +- atras, e nao me arrependo nadinha! acho que fizeste mt bem! este pais cada vez ta pior! se tivesse oportunidade tb me pirava mais uma vez lol
    muita sorte e força! mereces <3

    ReplyDelete
  47. Boa sorte baby!! vai ser só fotos com cenários ainda mais lindos agora :D

    Beijinhos

    ReplyDelete
  48. Boa sorte para esta nova etapa.. deixei portugal ha quase um ano e nao me arrependo nadaaaa... é uma experiencia diferente e enriquecidora :) Parabéns pela coragem :)

    ReplyDelete
  49. muita sorte nesta nova etapa da vida :) é preciso muita coragem, mas isso tens de sobra :) que tudo corra como desejas!
    beijo

    ReplyDelete
  50. Ivânia também emigrei no início deste ano. Estou a viver em Luanda. Já tive momentos um bocado complicados, mas nessas alturas tentava ser racional e pensar que realmente estando aqui crio melhores condições para o futuro da minha filha. Felizmente nunca tive de me separar dela, nem por uma semana que fosse. Imagino que essa seja a parte mais dura para ti.
    Força! Os portugueses sabem trabalhar bem e pelos vistos sabem aproveitar-nos melhor fora do nosso país.

    ReplyDelete
  51. Como já te tinha dito, estou a mandar-te todas as energias positivas que posso!:P É que coragem já a tens, és muito grande Iv!:D
    (Estás a dar-me motivação tbm...). E cheira-me que se calhar ainda nos vamos encontrar por esses lados em setembro!:P
    Até lá beijinho enoooooooorme!!!!:D Daqui a nada estás feita boss a mostrar tudo ao teu piqueno!!:D :P e toda esta experiência também o vai enriquecer, nunca duvides!:P


    ******sara.

    ReplyDelete
  52. Foi uma decisão e tanto mas é preciso lutar pelos nossos objectivos e sonhos com tudo o que pudermos. Boa sorte nesta nova etapa :)

    ReplyDelete
  53. até fiquei d lagrimas nos olhos =') fico muito feliz por partires á luta por uma vida maior e melhor para ti, para o teu pequenino, para o teu companheiro...custa, mas com o pensamento no que o futuro vos trará de bom vai ajudar t a lutar e superar tudo.... eu sei q sim , e todos nos que vimos ao teu cantinho vamos continuar sempre ca para te ver crescer, nem q estivesses no outro canto do mundo...pq tambem acreditamos em ti... e tu mereces muito <3

    ReplyDelete
  54. Fizeste bem. Acredito que muitas pessoas se pudessem ficavam por Portugal mas como alguém dizia "Não há condições!" e nem sabemos quando haverá. É triste mas é verdade.
    Eu mal posso esperar pela minha vez de sair daqui mas não é só por causa da crise mas eu desde criança sempre quis viajar muito e viver em outros países.
    Boa sorte!
    Bjs*

    ReplyDelete
  55. Muita força e sorte linda!!! Luxemburgo parece-me um fantástico país para morar!! E duas semanas passam a correr!!!
    Beijinhos enormes!

    ReplyDelete
  56. Boa sorte! :) eu estive quase para dar esse passo também mas felizmente as coisas melhoraram...mas não deixo de lado a hipotese de ir um dia!*

    http://behindcatiseyes.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  57. Muita sorte e forçaaaa! Eu neste momento estou mesmo ao lado, na Bélgica, mas para já só em férias. Mas em Setembro faço intenções de vir para cá morar. Portugal está mau demais.

    ReplyDelete
  58. Parabéns pela coragem da decisão e muita força para o futuro que ainda vem. ^^
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    Blog | Youtube | Facebook

    ReplyDelete
  59. É preciso coragem e tu tiveste-a! força nesta nova etapa da tua vida. **

    ReplyDelete
  60. agora percebi tudo! ao ler este texto, senti-me orgulhosa por ti! parabéns pela força, pela coragem, pelo salto em frente, que é o que faz falta :) amo viajar e amo frança, pelo que adorei esta tua descrição dos cheiros, dos bolos e tudo o mais. desejo-te a maior sorte do mundo, mostra-lhes de que são feitas as mulheres portuguesas! <3

    ReplyDelete
  61. Muita Sorte nesta nova aventura :) Já estive duas vezes nos Luxemburgo (tenho aí família) e adorei... Tem um encanto especial, e o facto de ser tão pertinho de França, Bélgica e Alemanha é fantástico! ;)

    Beijinhos, Vê*

    ReplyDelete
  62. ESPETACULAR ! Toda a sorte do mundo ! ** Joana

    ReplyDelete
  63. Que um dia eu possa ter o prazer de te abracar pessoalmente e dizer que te admiro. Passo sempre por aqui, recebe o meu carinho e força! Es uma vencedora. Beijo enorme <3

    ReplyDelete
  64. Boa sorte que tudo corra bem, bjs

    ReplyDelete