Camilo Castelo Branco*

1 - Sala de estar e de jogo. Piano do século XIX. Cadeira onde Camilo se suicidou.    2 / 3 - Biblioteca: o seu mundo, onde escrevia, lia, se inspirava.   4 - A sua pasta.   5 - Poltrona no quarto da sua esposa (séc.XIX)   6 - Botas de Ana Plácido (esposa) 

Hi Diamonds! Já tinha referido na minha página, que hoje visitei a casa de um dos maiores escritores da nossa literatura - Camilo Castelo Branco, nascido em 1825. Como já repararam eu não partilho apenas outfits e sugestões de moda, mas partilho também um pouco do meu estilo de vida. Um dos meus maiores prazeres é ler e escrever. Logo, esta visita deixou-me em êxtase, não só por conhecer um pouco mais a vida do escritor, mas também por regressar no tempo. Pela história, pela diferença de séculos, pela curiosidade, pela magia. E saí de lá fascinada! Penso que todos têm um mínimo conhecimento sobre o autor. Como eu tinha. Mas acredito que nem todos conheçam pequenos pormenores que agora irei contar. 
Camilo tinha uma personalidade instável, irrequieto e irreverente. Casou com Joaquina apenas com 16 anos, mas a mera paixão juvenil terminou pouco depois. Passou por amores tumultuosos, teve uma vida boémia e foi o primeiro escritor da nossa bonita língua a viver exclusivamente dos seus escritos literários. Até aqui tudo bem. O que eu não sabia é que o Senhor Camilo escreveu para aquele que é o jornal mais antigo de Portugal Continental, o "Aurora do Lima" de Viana do Castelo. Aquilo que escrevia era pago ao metro, e sabiam vocês, meus caros leitores, que na altura Camilo escrevia sem vírgulas e pontos e que um dia em resposta ao director do jornal lhe disse: "Eu envio-lhe os pontos e vírgulas, o senhor coloque-os onde quiser pois eu não tenho tempo para isso!". Sabiam também que Camilo quando se deparou com Ana Plácido ficou deveras apaixonado e, uma relação com a mesma se iniciou. Ana Plácido era considerada das mulheres mais bonitas do Douro, estava noiva, casou, mas manteve o relacionamento com Camilo. Ambos foram presos, pois o marido de Ana os acusou de adultério. Posteriormente foram libertados por falta de provas, e o juiz do caso era nada mais nada menos que o pai de Eça de Queirós. E sabiam vocês, que Camilo não gostava nada de Eça? Aliás, ele não tinha amigos. Mas continuando, após a libertação de ambos, o marido de Ana falece, e é nessa altura que Camilo vai viver para Seide, a casa de Ana Plácido. Digamos que a morte do outro senhor, veio mesmo a calhar! E Camilo permaneceu nessa até ao dia da sua morte. A mesma casa que hoje visitei. E confesso, que muito viajei no tempo esta manhã. Não tinha a ideia de que Camilo se tinha suicidado porque não aguentara a sua cegueira. Não sabia que tinha filhos que considerava malucos. Não imaginava sequer que era ridicularmente baixinho. Criticava toda a gente, os homens não gostavam dele, mas as mulheres sim... E eu, sou apenas mais uma nesta era moderna a gostar dele também. Da sua personalidade, das suas obras, da sua irreverência. E algo que não vou esquecer, são estas palavras: "Sou o cadáver representante de um nome que teve alguma reputação gloriosa n'este país durante 40 anos de trabalho. Chamo-me Camilo Castelo Branco e estou cego.". Poderia contar histórias atrás de histórias, mas tornaria o post muito massivo e não tenciono fazê-lo. Mas deixo a sugestão, visitem esta casa, assim como outras tantas de autores nacionais, é sempre muito interessante. 

Um post diferente do habitual, espero que tenham gostado muito sinceramente! Bisou, Ivânia *
bloglovin

36 comments:

  1. Olá Ivânia

    A-D-O-R-E-I ver, pois é famoso por aqui também.

    BJ000000000..................
    www.amigadamoda1.com

    ReplyDelete
  2. Gostei imenso deste teu post. As fotografias estão lindíssimas. Remetem-nos para o passado. Desconhecia alguns factos sobre o Camilo Castelo Branco, como ele considerar os seus filhos malucos ou que se tinha suicidado por causa da sua cegueira. Ri-me quando li que o pai do Eça de Queirós foi o juiz a quem o Camilo teve de se apresentar. O que não nos falta são óptimos escritores, só tenho pena é que hoje me dia pouco se ligue a estes assuntos. Beijinho sweetie.

    ReplyDelete
  3. Excelente post!

    adorei esta sugestão, foi muito cativante este texto. :)

    beijinho

    ReplyDelete
  4. gosto tanto Ivânia!

    http://pegadafeminina.blogspot.com/

    ReplyDelete
  5. As fotos estão lindas mas o editorial... Lindo! Fez-me retornar anos atrás.
    Parabéns!
    Emocionaste-me com as tuas palavras.

    Beijinho

    ReplyDelete
  6. Bem interessante, um brilhante diamante que acrescentaste ao teu espaço.

    ReplyDelete
  7. adorei o post:) fantástico!!
    XoXO

    ReplyDelete
  8. Eu adorei, sempre que puderes faz posts assim <3 <3

    http://misannie.blogspot.com/

    ReplyDelete
  9. Adorei o post! :) já visitei e adorei!!! :)

    ReplyDelete
  10. Adorei :) Tens que fazer mais post destes! As fotos estão deliciosas... ** Beijo

    ReplyDelete
  11. q giro! afinal n foi o saramago a inventar isso de frases sem pontuação.. gostei mt do post! ai esse Camilo devia sr mt louco! ;)

    ReplyDelete
  12. Adorei!
    Beijos

    www.decaronanamoda.com

    ReplyDelete
  13. Obrigada pelas fotos! Adoro história, adoro ler!

    ReplyDelete
  14. Bem, obrigada por esta trivia :)

    xoxo
    DAni

    ReplyDelete
  15. Muito interessante :)

    é bom fazer posts diferentes de vez enquando*

    http://behindcatiseyes.blogspot.com/

    ReplyDelete
  16. Faz mais post's assim. Isto marca toda a diferença entre ti todas :) Tens um lado tão genuíno que te torna única*

    A pasta do senhor é adorável :) e os sapatos da dita cuja? ADOOOOOORO

    http://maniac4moda.blogspot.com/

    ReplyDelete
  17. AMO CAMILO CASTELO BRANCO, EÇA QUEIRÓS, adoro por demais as "histórias", personagens, casas senhorais, palácios que me fazem viajar no tempo e viver esses tempos...muitas vezes digo que gostaria de ter uma maquina do tempo e viver um pouco do mundo do século passado.
    O "ex-libris" para mim é Sintra carregada de magia, memórias, as árvores as pedras parecem que nos contam as histórias passadas lá vividas...
    Fiquei fascinada e curiosa para conhecer a casa de Camilo
    Obrigada por partilhares :)

    ReplyDelete
  18. Adorei Iv. Gosto sempre de saber um pouco mais da nossa história e de quem fez parte dela, pois graças ao passado somos o que somos hoje em variados aspectos!
    Adorei Iv por mim venham mais posts destes ;)
    Beijinho

    ReplyDelete
  19. Gostei muito minha querida! Este post diz-nos tambem muito de ti como pessoa e carecter: alem de seres bonita e muito sexy, es uma pessoa que pensa, inteligente, com gostos variados que passam pela leitura, escrita, etc. Nao tinha duvida que eras linda por dentro e por fora, mas este post so vei confirmar o que ja penso de ti!
    Gosto muito de ti Ivania, um dia gostave de te conhecer miuda!♥

    ReplyDelete
  20. Adorei este post. Gostei de conhecer esta faceta.

    ReplyDelete
  21. Já visitei a casa e gostei imenso!! também fui à do Eça e recomendo. Excelente post!

    bjs*

    ReplyDelete
  22. Iv, excelente post! É um dos meus autores portugueses favoritos. Li-o quando era muito novinha, 13 ou 14 anos, e nunca mais esqueci a forma como escrevia e as histórias de amor que me prendiam horas e horas sem me cansar de ler. É daqueles autores que gostariamos de ter tempo para reler :)
    Parabéns pelo post e obrigado por nos recordares e mostrares tantas coisas :)

    ReplyDelete
  23. adoro visitas históricas, dá-me imenso prazer conhecer o passado :)

    ReplyDelete
  24. Gostei imenso!!!
    Muito obrigada pela sugestão! :)*

    ReplyDelete
  25. Como eu sei que gostas muito de caveiras, vi este anel, achei-o mesmo bonito e lembrei-me logo de ti!
    Aqui fica o link. Se quiseres podes comprá-lo, é um blog de venda de bijutaria: http://bijuteria-da-m.blogspot.com/2012/01/ref094.html

    Beijinho, Lil*
    santosliliana.blogspot.com

    ReplyDelete
  26. Gostei muito da tua "aula" educativa ehehhe boa Iv ;)


    E porque o meu blog está a evoluir, convido-te a visitares a minha nova página no facebook e a fazeres "like".

    http://www.facebook.com/pages/Brownies-Diary/224292997658082

    Obrigada :)

    ReplyDelete
  27. Gostei mesmo muito deste post! Esta versatilidade só torna o teu blog mais interessante :) Adorei a sugestão!
    Bom fim-de-semana, querida*

    ReplyDelete
  28. interessante ! (:
    amor,me segue ?
    www.paradateen1.blogspot.com
    super beijo =*

    ReplyDelete
  29. Excelente post Ivânia! Foi uma boa injeção de cultura para um público que não é muito assíduo na leitura dos clássicos portugueses.

    ReplyDelete
  30. Adorei! E mesmo num look mais casual estás sempre linda :) *

    ReplyDelete
  31. Eu cá gostei deste post! Ainda só li um livro deste escritor e sinceramente não gostei muito mas tenho que ler outros para ter uma opinião como deve ser!!

    ReplyDelete
  32. Adoro a camisola :)

    Seguiiiiindo-te ;)

    ReplyDelete
  33. gostei do post e descobri imensas coisas sobre este ilustre autor,não me recordo se já li alguma obra dele..

    ReplyDelete
  34. Já estudei um pouco da obra dele em Literatura e a vida deste homem, tal como a de muitos outros escritores nacionais, é de louvar. Era mais um verdadeiro herói, capaz de cometer loucuras por amor. Já ouvi falar muito dessa casa... Talvez ainda este ano a visite com a minha turma. Parece-me uma experiência muito interessante e nunca é demais darmos valor àquilo que é nosso.
    Não sei se tens conhecimento mas por curiosidade deixo-te com uma foto da "bela" Ana Plácido... http://4.bp.blogspot.com/_ndidGrHjEQM/SjazUB4foDI/AAAAAAAAAhc/1EHxbMfjLRg/s400/Ana+Pl%C3%A1cido+2.jpg Protótipos de beleza bem diferentes, eheh!

    http://ballerinabird.blogspot.com

    ReplyDelete
  35. Amei!!! Excelente post!! também amo literatura. bjs

    ReplyDelete